Jaguar Mining investe no aumento de capacidade energética do Complexo MTL
A Jaguar Mining, mineradora com foco na exploração de ouro, acaba de implementar uma nova linha de alimentação elétrica no Complexo MTL, em Conceição do Pará. A unidade contempla operação de extração de ouro e beneficiamento do minério, responsável por cerca de 45% da produção total da companhia.
Foram investidos cerca de R$ 4,8 milhões no projeto de uma segunda linha, que surgiu para atender o aumento da necessidade energética da unidade. Em operação desde julho, é composta por uma cabine de medição e um eletrocentro, que distribui a energia por diversas áreas e setores do complexo.
Rafael Bueno, Gerente de Engenharia da Jaguar Mining, destaca que a nova linha trouxe diversos benefícios para a unidade, entre eles, melhora na qualidade da energia e aumento na confiabilidade do sistema. “Com o aumento da demanda e o crescimento da unidade, a necessidade de energia também ficou maior. Além da melhora da qualidade da energia, a nova capacidade energética garante não só a continuidade operacional da unidade, como possibilita o aumento da sua produção com o incremento de novas cargas”, explicou.
A nova linha de alimentação elétrica aumentou a capacidade energética da unidade em 2,3 mW, passando de 7mW para 9,3 mW.
A Jaguar Mining é uma empresa brasileira de mineração, de capital estrangeiro, com foco na exploração de ouro na região do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e no desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua. Suas unidades incluem o Complexo MTL, em Conceição do Pará, e o Complexo CCA, que contempla a mina Pilar, em Santa Bárbara, e a planta de processamento de minério, em Caeté. A Jaguar Mining também é proprietária do Complexo Paciência, em Itabirito, que se encontra em cuidados e manutenção desde 2012.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em abril 2025